Partilha Nossa Página no Facebook Angola: Mais de 7 milhões de pessoas vão votar ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Angola: Mais de 7 milhões de pessoas vão votar


Até ontem, estavam registados em todo o país, sete milhões e setecentos mil cidadãos eleitores, informou o Secretário de Estado do Ministério da Administração do Território para os Assuntos Institucionais, no final de uma visita de constatação aos postos do município de Viana.

Adão de Almeida esclareceu, que do total de cidadãos registados, um milhão e oitocentos são novos eleitores. “O  processo a nível nacional continua a funcionar de modo normal,  quer ao  nível de mobilização, quer da capacidade técnica  e do alcance de zonas de difícil acesso”, disse.


O secretário de Estado avaliou o andamento do processo de registo eleitoral no município de Viana e visitou os postos fixos no distrito de Vila Flor, Zango 2, mercados do 30 e Mulenvos e da Administração municipal. Nestes locais, Adão de Almeida interagiu com os jovens e com as vendedoras, sensibilizando-as a aderirem ao registo eleitoral. 
Adão de Almeida constatou que muitos dos jovens que compareceram aos postos de registo eleitoral, não se faziam acompanhar do bilhete de identidade. Reafirmou que isso não constitui qualquer impedimento, pois os cidadãos nessas condições podem efectuar o seu registo desde que estejam acompanhados de uma testemunha.

O secretário de Estado justificou a sua deslocação a Viana, com o facto de ser o município que tem apresentado uma dinâmica de trabalho “bastante positiva”. Neste momento, adiantou, o  município conta com meio milhão de cidadãos registados. “Isso é muito positivo”, considerou Adão de Almeida, reafirmando que o sistema do registo eleitoral está a funcionar normalmente. “As condições humanas, materiais, capacidade de mobilização e asseguramento estão a funcionar normalmente, o que dá um elemento positivo no que respeita aos indicadores do trabalho do município de Viana”, afirmou.  
Defendeu que Viana deve continuar com a mesma dinâmica, para que sejam alcançados os objectivos definidos neste município, que passam por registar 600 mil cidadãos eleitores. “Estamos em meio milhão. Faltam aproximadamente 100 mil cidadãos e, pela dinâmica de trabalho, esta cifra será atingida, tendo em conta a capacidade de mobilização”, disse, esperançado, Adão de Almeida, garantindo que  não há dificuldades substanciais que possam pôr em causa o normal funcionamento do trabalho.
Seja como for, o secretário de Estado garantiu que as autoridades estão preparadas para solucionar as situações decorrentes do processo de registo eleitoral. Adão de Almeida fez-se acompanhar pela vice-governadora de Luanda para o Sector Político e Social, administrador de Viana e directores do Ministério da Administração do Território. 

Autoridades tradicionais

O governador do Cuando Cubango exortou as autoridades tradicionais a continuarem a sensibilizar e mobilizar a população para a sua participação mais activa e massiva no processo de registo eleitoral. Pedro Mutindi lançou este apelo na quinta-feira, em Menongue, durante um encontro com mais de 50 autoridades tradicionais, que permitiu passar em revista, os problemas que as comunidades têm constatado no desempenho das políticas de governação na província.

Pedro Mutindi sublinhou a necessidade das autoridades tradicionais mobilizarem a população para que esta possa aderir massivamente, aos postos de registo eleitoral em curso, porquanto só desta forma os cidadãos poderão exercer o seu direito cívico de escolher os seus dirigentes. Por sua vez, o vice-governador do Cuando Cubango para o Sector Político e Social, Pedro Camelo, deslocou-se ao município do Rivungo, onde apelou a todas as forças vivas no sentido de redobrarem esforços, para o alcance dos objectivos traçados no âmbito do registo eleitoral.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de constatação sobre a execução das tarefas ligadas ao registo eleitoral, Pedro Camelo sublinhou que o município tem conseguido, apesar de algumas dificuldades, implementar as suas tarefas, facto que tem concorrido para o alcance de níveis satisfatórios, em termos de resultados até agora registados.
Disse que a constatação feita, e tendo em conta a posição geográfica do município, exige das autoridades um trabalho árduo, na perspectiva de se encontrar e registar todas as pessoas em idade eleitoral.

Papel da OMA

Quintina Jamba, secretária da OMA no município do Longonjo, província do Huambo, apelou às militantes a participarem activamente no processo de registo eleitoral.
Aquela dirigente partidária fez este apelo durante um encontro com os primeiros secretários dos comités de acção do MPLA, por serem os supervisores do trabalho da OMA nas organizações de base do partido.
Quintina Jamba disse que a participação deve passar pela afluência das militantes aos postos de registo e  sensibilização dos munícipes que ainda não se registaram e não efectuaram a prova de vida. Os desafios eleitorais, admitiu, vão exigir das militantes da OMA unidade de pensamento, espírito de sacrifício e de missão, responsabilidade, empenho e patriotismo, uma vez que “em política não há vitórias antecipadas”.


PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES