Partilha Nossa Página no Facebook Temos via expresso Fidel Castro, mas não Savimbi ou Holden Roberto ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Temos via expresso Fidel Castro, mas não Savimbi ou Holden Roberto



Texto original: ANGOP


A Via expresso Cabolombo/Viana e Cacuaco, em Luanda, foi designada este sábado de Comandante em Chefe da revolução Cubana, Fidel de Castro Ruz, falecido no passado dia 25 de Novembro, em Havana, vítima de doença.


O acto de atribuição foi presidido pelo Ministro do Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da Republica, Manuel Hélder Viera Dias que descerrou a placa, na presença da comunidade cubana residente em Angola, das quais a embaixadora Gisela Garcia Ribeiro.

 Ao intervir na cerimónia, indicou que o governo de Angola rende uma singela homenagem de respeito e admiração da grandeza da figura de um dos maiores políticos e estadistas que mais marcou o século passado.

“ Não vemos apenas um antigo presidente, um chefe de estado amigo, mas sobretudo uma personalidade política que pela sua visão, clarividência e pela perseverança nas suas ideias e actuação é considerado no plano interno de Cuba o líder da revolução cubana.” Frisou.

O responsável fez uma narração histórica da importância da via para as acções militares, realçando que a via expresso teve grande servidão militar, no que toca a ligação da retaguarda com a frente militar de onde se desenrolou a batalha do Kifangondo .

O Ministro de Estado disse que a referida batalha foi crucial para a proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, onde registou-se um agrupado de tropas na operação denominada “Carlota” levado a cabo pelos combatentes cubanos no interesse de defender Angola e o seu povo.

Ainda no quadro da serventia da estrada disse que a mesma construída na sua versão actual a partir da zona de circulação, durante o período de luta pela conquista da independência do país, serviu inicialmente como via de fornecimento e evacuação logística entre a guarda militar e posteriormente de controlo na zona militar de Luanda e Cuanza Bengo.

  Explicou que actualmente é uma via estruturante que para além das funções de colectar as estradas nacionais e de ordenamento urbano, tem também a apropriação socio económica envolvida  por  condomínios  habitacionais , universidades centros comerciais recintos desportivos e uma gama de actividade económica que mudou o quotidiano  da vida do cidadão  em Luanda.  


Tag: via expresso calomboloca/viana/cacuaco, via expresso Luanda Cacuaco, via expresso LUanda Cacuaco/viana/calomboloca, via Expresso Fidel Castro LUanda. Estradas de Launda angola, auto estradas de luanda cacuaco/viana/benfica/calomboloca.


PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES