Partilha Nossa Página no Facebook CAN DE ANDEBOL, LUANDA-2016: Angola disputa Final ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CAN DE ANDEBOL, LUANDA-2016: Angola disputa Final



A Selecção Nacional sénior feminina de andebol garantiu ontem à noite, na Arena do Kilamba, a qualificação para a sua décima terceira final de um CAN, ao vencer os Camarões por 31-19, na segunda meia-final da competição que termina amanhã, na capital do país.


Após a eliminação da campeã em título Tunísia, diante do Senegal, Angola voltou a vencer as camaronesas, depois de já o ter feito na fase preliminar.


O jogo começou em tudo semelhante ao anterior. O sete nacional fechou bem os caminhos para a sua baliza e, das poucas vezes que os remates adversários ultrapassaram o bloco defensivo, nos primeiros dez minutos, a guarda-redes Teresa Almeida “Bá” defendeu e lançou o contra-ataque.

O critério mais tolerante, em relação ao contacto físico, usado pelos árbitros togoleses Yawo Akpatsa e Agbeko Assignon, permitiu em certa medida que as camaronesas equilibrassem a marcha do marcador. O resultado de 9-6 aos 13 minutos indiciava alguma insegurança do ataque angolano, numa altura em que Natália Bernardo foi alvo de marcação individual.
Sem deslumbrar, e apesar de não ter conseguido dominar completamente as oponentes, o sete nacional esteve sempre em vantagem, mesmo no período de maior aperto. A ponta direita dos Camarões, Yolande Touba, foi nessa altura a unidade mais valiosa da equipa de Jean Marie Zambo, ao apontar cinco golos, na primeira parte.  

A entrada de Lourdes Monteiro e Luísa Kiala refreou os ânimos das camaronesas e aos 20 minutos a situação voltou ao normal, com o parcial de 13-7. Com o banco angolano a gerir a condição física das principais unidades, o inconformismo das adversárias trouxe algum equilíbrio ao intervalo, com o parcial de 17-11, a favor de Angola.  

A opção pelo sistema 6:0, no reinício, permitiu quatro defesas seguidas a Bá e um parcial de 5-0, que reforçou os níveis de confiança da selecção angolana, justificando plenamente os 23-12 aos sete minutos da etapa complementar. O primeiro golo camaronês aconteceu aos oito minutos, de livre de sete metros, mas o jogo estava sentenciado, com a vantagem de dez golos para o sete nacional e com maior frescura física das anfitriãs, por conta da gestão inteligente do banco angolano nos primeiros 30 minutos. 
Daí até ao final da partida a equipa nacional dos Camarões foi completamente ineficaz nos lançamentos de primeira linha, muito por culpa do bom desempenho da guarda-redes angolana. Mesmo abdicando do contra-ataque, as anfitriãs conseguiram avolumar o resultado para os 31-19 finais.
Aznaide Carlos foi destaque, ao conseguir manter a regularidade no ataque, apontando nove golos e conseguindo, por via das penetrações e dos remates de primeira linha, segurar o avanço do sete nacional. Na baliza, Bá sofreu apenas cinco golos na segunda parte, mantendo sempre uma vantagem confortável.
Edgar Neto, adjunto da Selecção Nacional, considerou que na segunda parte do desafio a equipa esteve ao seu nível, cumprindo as orientações emanadas do banco.
Angola alinhou e marcou com Teresa Almeida e Neide Barbosa (guarda-redes), Janeth Santos (1 golo), Joelma Viegas (1), Dalva Peres (1), Magda Cazanga (4), Isabel Guialo (2), Luísa Kiala, Lourdes Monteiro (2), Natália Bernardo (4), Vilma Nenganga, Aznaide Carlos (9), Carolina Morais, Juliana Machado (2), Albertina Kassoma (3) e Liliana Venâncio (3).   
Camarões com Noelle Bediang e Berth Abianbaxon (guarda-redes), Kaldjop Nleng (3), Vanessa Nchouapouognigni (1), Genny Mahala, Clarisse Madjouf (1), Jaqueline Mossy (1), Vanessa Ndjiepmou (1), Benedicte Manga (1), Melissa Agbor (1), Jossy Djong (1), Hermine Ngo, Fabiola Makamte (1), Cyrelle Ebanga (1), Jasmine Youtchoum e Yolande Touba (6).

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...


FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES